OMG! DevOps, a transformação

OMG! DevOps, a transformação

Consiga a velocidade de uma startup em sua organização

Estamos vivendo a era dos aplicativos, eles se multiplicam diariamente. Novos empreendimentos surgem a todo momento. Conseguir seu lugar ao sol em um mercado cada vez mais competitivo é quase sinônimo de inovação. Em um ambiente onde a mudança é uma constante, não tem sido fácil a adaptação para as grandes organizações e muitas se veem ameaçadas pela ágil e flexível nuvem de startups que surge no horizonte.

“Costumávamos enxergar o Four Seasons (rede de hotéis 5 estrelas dos Emirados Árabes) como um concorrente. Agora enxergamos o Airbnb (Airbnb é uma startup de economia compartilhada fundada em 2008)”, frase dita por um CMO de uma rede de hotéis nos Emirados Árabes que ilustra como os novos empreendimentos estão ameaçando até mesmo líderes de mercado. Essa frase foi retirada de um estudo realizado pela IBM com o objetivo de avaliar como os executivos vem lidando com essa situação, entre janeiro e junho de 2015, a IBM realizou entrevistas com 5.247 executivos de alto escalão de 21 indústrias em mais de 70 países. Nesse relatório, eles constataram que apenas 5% dos executivos veem trabalhando inciativas de inovação em suas organizações para enfrentar essa nova ameaça.

Tendo isso em mente a IBM desenvolveu um programa batizado de “IBM Bluemix Garage”, o qual defende para que grandes organizações obtenham a agilidade de uma startup e utilizem isso como diferencial competitivo. A origem desse recente programa da IBM é a própria experiência da big blue em se reinventar e a sua constante busca por agilidade.

A OneForce também acredita nessa transformação e que o resultado dela é a possibilidade de entregar novas aplicações inovadoras de maneira mais rápida e barata. Por isso oferecemos aos nossos clientes a oportunidade de aprender sobre as práticas DevOps e, a partir de então, criar uma cultura de inovação e agilidade, para alcançar iterações e entregas rápidas, na velocidade que o mercado exige.

Essa transformação DevOps é fundamentada em 7 pilares, seis deles representam fases do ciclo de vida do desenvolvimento de uma aplicação e o sétimo, permeia todos os outros e é a cultura organizacional. Abaixo uma descrição de cada um dos 7 pilares:

  • Cultura – A cultura está presente em todas as fases do ciclo de vida. As mudanças nos comportamentos e ações organizacionais são o que criam um ambiente propicio para a adoção de novas práticas e a transformação
  • Crie – Na primeira fase, você reúne todo o conhecimento adquirido para buscar ideias e definir o menor produto viável, ou em inglês, minimum viable product (MVP). O destaque aqui vai para o processo de Design Thinking da IBM
  • Code – Tire os planos do papel. Para isso, siga as práticas dessa etapa e desenvolva um produto e mantenha-se focado no resultado a medida que trabalha.
  • Entregue – Automação é a palavra-chave. Planeje e implemente um pipeline de entrega, de forma que ele seja automatizado e siga um processo repetível. Isso irá garantir a time-to-market que sua organização precisa.
  • Execute – Não perca tempo, publique sua aplicação em um ambiente onde seja fácil gerenciar os recursos disponíveis e comece a reunir feedbacks de produção.
  • Gerencie – Excelência. Foque em ter uma operação que seja sinônimo de excelência. Siga práticas de alta disponibilidade e rápida recuperação, isso irá garantir que suas aplicações fiquem sempre disponíveis.
  • Aprenda – Colete feedback e utilize-o para guiar seu processo de desenvolvimento. Utilize suas descobertas para manter sua aplicação no caminho certo, ou quem sabe inovar. Dessa forma você sempre estará produzindo valor.

Cultura, Processo e Ferramenta

Trabalhar todos esses pilares de forma integrada, com um objetivo de realizar a transformação de uma organização de forma harmônica rumo a um cenário de maturidade em DevOps, não é uma tarefa trivial. Para se obter os níveis de automação propostos, ferramentas de ponta precisam ser utilizadas para garantir que todo o processo de desenvolvimento ocorra com a menor quantidade de desperdício possível.

Também é preciso que os processos utilizados de maneira organizacional escalem com a mesma agilidade. O SAFe é uma framework de processos que propicia a agilidade necessária em grande escala para organizações que pretendem reduzir custos, aumentar a produtividade e diminuir os ciclos de entrega.

Sem a introdução de elementos de metodologias ágeis à cultura organizacional nenhuma mudança rumo à agilidade em escala se confirmará. Por isso, além modernização de todo o processo de desenvolvimento é necessário que a cultura organizacional sirva de alicerce para a transformação DevOps. Em mercado cada vez mais ávido por mudanças, não se pode deixar para depois essa transformação.

A OneForce possui um time de profissionais especializados e uma metodologia de trabalho totalmente voltada para que grandes organizações consigam passar pela transformação DevOps alcançando os primeiros resultados em períodos próximos a 3 meses.

Ficou interessado? Entre em contato com nosso time.

  • +55 (31) 2551-353  ou clique aqui para mais Contatos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *