Otimização da Gestão de Requisitos – não fique para trás!

Otimização da Gestão de Requisitos – não fique para trás!

Se você ainda utiliza documentos ou planilhas para escrever e gerenciar os requisitos de soluções em desenvolvimento, existe algo que precisa ser dito: você não só está adicionando inúmeros riscos nos seus projetos como também está colocando sua empresa bem atrás de seus competidores. A Gestão de Requisitos evoluiu muito nos últimos tempos, está mais segura e otimizada.

Não é difícil perceber que, quando se trabalha com documentos ou planilhas, a colaboração entre os membros das equipes e os stakeholders não é dinâmica e ágil. Não é incomum, por exemplo, que diferentes membros de uma equipe, por não terem sido prontamente notificados sobre a atualização de um determinado requisito, estejam se apoiando em versões antigas de um artefato. Problemas de comunicação como esse  podem levar a um desenvolvimento incorreto e o custo para reparar tal erro pode ser devastador. Potencializar a colaboração é necessário, e ter uma interface única que exiba as informações dos requisitos, controle o versionamento dos artefatos, notifique os envolvidos sobre mudanças e  facilite a troca de mensagens como dúvidas, sugestões e revisões são elementos chaves para se atingir esse objetivo.

Mesmo em projetos pequenos é comum que exista uma quantidade relativamente grande de requisitos e/ou de elementos que estão relacionados a eles. Imagine, por exemplo, que seja necessário dizer quais os casos de teste estão cobrindo um determinado requisito e qual o status da execução desses testes. Ou ainda, imagine que se deseja obter toda a árvore de requisitos que serão impactados caso se altere um outro determinado requisito devido a uma solicitação de mudança por parte do cliente. A velocidade com que se obtém essas informações pode ser vital para o projeto e se dá através da maturidade de rastreabilidade estabelecida pela gestão de requisitos. Portanto, elevar a capacidade de rastreabilidade também tem sido outro fator chave para a evolução da gestão de requisitos.

Colaboração, rastreabilidade e agilidade – estes são os 3 grandes objetivos que sustentam hoje o novo modelo de gestão de requisitos. Os benefícios da otimização desses 3 elementos são imediatos e se destacam principalmente pela diminuição de custo, risco e no ganho de velocidade e confiabilidade.

Posicionamento da OneForce: conte conosco!

A OneForce está completamente ciente do quanto um bom processo de gestão de requisitos é importante para uma organização. A má gestão eleva consideravelmente o número de defeitos, diminui a qualidade dos entregáveis e corrói a relação com os clientes. É por  isso que fazemos questão de ter uma equipe de consultores capazes de auxiliar nossos clientes na modernização de seus processos de gestão de requisitos. No contexto ferramental, oferecemos ao mercado uma das ferramentas de gestão de requisitos mais utilizadas no mundo devido a sua grande capacidade adaptativa: o IBM DOORS Next Generation. Somos capazes de customizar a ferramenta e modela-la para atender as necessidades especificas de cada um dos nossos clientes.

O IBM DOORS Next Generation é uma ferramenta relativamente recente (2012) e que centralizou, em uma única interface e de forma otimizada, funcionalidades de outras soluções de gestão de requisitos da IBM como o IBM Requisite Pro (hoje já em desuso). Depois de coletar o feedback de diversos clientes do DOORS Next Generation, a IBM publicou alguns números estatísticos surpreendentes. A redução de custo de projetos chegou em alguns casos a 57%, a velocidade de entrega foi otimizada em até 20% e o custo para garantia de qualidade caiu em ate 69%.

Se sua empresa é atualmente usuária do IBM Requisite Pro (ReqPro), a OneForce pode ajudar em todo o processo de migração de dados, instalação do IBM DOORS Next Generation e customização da ferramenta para melhor adesão ao seu processo interno. Podemos ajudar inclusive a melhorar seu processo em si, dissolvendo gargalos e aumentando a eficiência da gestão de requisitos. Lembrando que as licenças do ReqPro podem ser facilmente migradas para serem utilizadas no DOORS NG. As vantagens da migração são inúmeras, pois o DOORS Next Generation foi projetado para ser uma evolução em todos os sentidos.

Clique aqui e conheça mais sobre a consultoria especializada da OneForce e entenda como podemos ajudar na otimização da gestão de requisitos da sua empresa. Ou, se preferir, ligue para a gente!

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *