DevOps: Entregue Software Continuamente

DevOps: Entregue Software Continuamente

Entrega contínua: reduza drasticamente o tempo entre o build e a entrega para produção

Ferramentas de suporte no desenvolvimento de soluções tem desempenhado um papel cada vez mais importante dentro de organizações empresariais, incluindo aquelas que não têm como produto primários o software em si, mas que possuem áreas internas focadas em tecnologia. Isso torna o produto dos desenvolvedores cada vez mais crítico para o avanço dos negócios de uma organização. Afinal de contas, qual o benefício de criar um software inovador se você não consegue disponibiliza-lo para seus clientes e mercado de acordo com o planejado?

DevOps é uma solução que busca eliminar os problemas no ciclo de produção e entrega do software para alcançar a agilidade e inovação necessária em um mercado cada vez mais competitivo. Uma das práticas do DevOps que produz resultados bastante significativos é a entrega contínua, que nada mais é que um fluxo automatizado desde o build da aplicação até a implantação em produção.

A operação por trás do desenvolvimento tem papel fundamente para a garantia de qualidade e o cumprimento do planejamento. Nesse mundo, automação e capacidade de repetir sempre o mesmo processo são fundamentais para se alcançar os resultados desejados. Para se ter uma ideia do quanto os processos de implantação de um software são importantes, a IBM fez uma pesquisa[1] que indica que 54% das empresas acreditam que a entrega/implantação do software é uma etapa crítica do processo de desenvolvimento, mas somente 25% acreditam entregar software de uma maneira eficiente. As principais dores de empresas que não vivenciam um modelo de entrega contínua estão relacionadas à:

  • Processo de implantação do software manual, o que aumenta os custos e abre a porta para inúmeros erros
  • Transições lentas entre as etapas de desenvolvimento, como desenvolvimento -> teste, o que acaba tornando os times improdutivos
  • A manipulação de diversas configurações e servidores diferentes aumenta muito o risco de problemas

Para sair desse cenário de alto custo, alto risco, retrabalho e processos manuais é necessário o suporte de ferramentas. O IBM UrbanCode Deploy é uma ferramenta que possibilita ao usuário atingir o estado de entrega contínua.

Para reduzir o trabalho manual, o IBM UrbanCode possui plug-ins que automatizam etapas da implantação de um software sem a necessidade da utilização de “shell scripts caseiros”. São mais de 150 plug-ins disponíveis[2] que integram a ferramenta com as mais diversas tecnologias (bancos de dados, servidores de aplicação, build engines, sistemas operacionais) utilizadas no desenvolvimento de software. Além disso, com o intuito de tornar o trabalho mais repetível, o IBM UrbanCode conta com uma interface gráfica, “drag-and-drop”, onde é possível definir todo o processo de implantação de um componente e aplicação.

Não somente é possível configurar processos de implantação, mas como também os de rollback e qualquer outro que sua empresa tenha de maneira específica para cada um dos componentes de sua aplicação. Através do conceito de templates, o IBM UrbanCode padroniza e promove a reutilização de processos entre componentes semelhantes.

Para evitar a manipulação de inúmeras configurações e servidores, diminuindo assim o risco de acidentes e problemas, o IBM UrbanCode possibilidade o time de operação definir, para cada componente, aplicação ou ambiente, variáveis que guardam valores específicos para cada combinação possível.

Além disso a ferramenta possibilita que todo o time tenha visibilidade e transparência sobre todos os ambientes gerenciados por eles e quais as versões de componentes estão implantadas em cada um deles. Isso tudo de uma maneira bem fácil e intuitiva. Sendo possível definir critérios mínimos de aceitação que precisam ser atingidos, como a execução de testes de integração, unitários, segurança, para que uma versão seja movida entre diferentes ambientes.

Faça parte do grupo das empresas que estão entregando software continuamente e reduza o tempo de implantação de um software de maneira drástica, de horas para minutos, de semanas para dias!

Você já possui iniciativas de entrega contínua em seu trabalho? Gostou deste artigo? Deixe um comentário.

Clique aqui e conheça mais sobre a consultoria especializada em DevOps da OneForce e entenda como podemos ajudar na implantação de ferramentas como o IBM UrbanCode associado às práticas, como a entrega contínua.

[1] “The Software Edge: How effective software development drives competitive advantage”, IBM Institute of Business Value, March 2013

[2] Plugins do Urbancode Deploy, https://developer.ibm.com/urbancode/plugins/ibm-urbancode-deploy/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *