Como fazer a implantação de DevOps na sua empresa

Como fazer a implantação de DevOps na sua empresa

A migração das rotinas operacionais de uma empresa para a adesão de práticas de DevOps deve ser feita com um bom planejamento devido aos impactos culturais que isso pode causar. Abaixo, listamos algumas dicas para criar um processo de implantação de DevOps com sucesso.

Utilize, inicialmente, pequenos projetos

Sempre que uma nova técnica de trabalho ou criação de produtos for testada, procure inseri-la primeiro em pequenos projetos. Essa abordagem maximiza as chances de sucesso e cria um ambiente ideal para o início de uma nova rotina operacional. Para que o aprendizado seja o maior possível, os times devem ser totalmente integrados e trabalhar lado a lado durante todas as etapas do projeto.

Utilize as ferramentas corretas

Colaboração é um dos termos chaves e a utilização de ferramentas ineficientes pode diminuir a produtividade de funcionários a níveis mínimos. Como o DevOps está baseado, principalmente, na comunicação e na remoção de gargalos, é extremamente importante que as ferramentas utilizadas pela empresa sejam as mais adequadas possível para os seus projetos. Ferramentas que automatizam procedimentos como build, deploy e teste e que potencializam a colaboração dos membros das equipes tornam-se praticamente obrigatórias.

Elimine o isolamento de equipes e rotinas

Uma das palavras que menos combinam com o DevOps é “isolamento”. DevOps está relacionado à integração de pessoas e, como consequência, todos os profissionais envolvidos na criação de produtos, nos testes e no suporte ao usuário devem trabalhar unidos em busca de uma rotina de tomada de decisões, e a troca de informações deve ser feita horizontalmente.

Também é importante criar uma cultura interna onde todos conheçam o seu papel dentro da estrutura corporativa. Ao mostrar que todas as pessoas estão envolvidas na busca de um objetivo em comum, a empresa conseguirá vencer as suas metas mais facilmente.

Tenha visibilidade do andamento dos projetos em tempo real

A fim de maximizar o fluxo de desenvolvimento e a integração entre as atividades e pessoas, todos que fazem parte do ecossistema criado pelas práticas de DevOps precisam saber como os projetos que participam estão. É fundamental que todos os membros da equipe tenham acesso ao status do projeto e seus diversos indicadores de progresso.

Essa meta pode ser atingida com a utilização de ferramentas certas e através do encorajamento de todos os envolvidos de forma centralizada. Considere utilizar ferramentas de gestão de projetos colaborativas, como o IBM Team Concert.

Soluções com mais integração e produtividade

O DevOps pode mudar radicalmente a maneira como equipes de desenvolvimento de sistemas executam as suas tarefas diariamente, o que, inicialmente, pode causar grandes desconfortos para os profissionais. Porém, um dos grandes erros que uma pessoa envolvida com tecnologia pode cometer é temer a mudança para uma nova forma de trabalho ou um novo processo.

Como todos os progressos resultantes do DevOps são transparentes e fáceis de serem identificados, as pessoas conseguem identificar os benefícios dessa política rapidamente. A consequência será vista em pouco tempo, com produtos sendo entregues mais rapidamente, com uma taxa de erro menor e com índices de qualidade avançando.

E você, o que acha do DevOps? Compartilhe a sua opinião conosco nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *