Agile e DevOps exigem uma atenção especial para a gestão de recursos

Agile e DevOps exigem uma atenção especial para a gestão de recursos

DevOps tem tudo a ver com a ideia de produção ágil e contínua. Um dos focos das práticas de DevOps é adaptar a estrutura das organizações para integrar as diversas frentes do ciclo de desenvolvimento de software, fazendo com que o trabalho aconteça de forma mais colaborativa, harmônica e diminuindo ao máximo o “cycle time” (tempo total, desde o início até o final, que se demora para completar o ciclo de desenvolvimento). Mas não é difícil perceber que tudo isso só é possível quando os recursos corretos estão disponíveis nos momentos certos para atuar no que é necessário. Em outras palavras, assim como na aplicação de práticas de metodologias ágeis, as práticas de DevOps também elevam as necessidades de um gestão de recursos otimizada.

A verdade é que muitas organizações de desenvolvimento de software, mesmo aquelas que ainda não adaptaram sua forma de trabalho para se tornarem mais ágeis e competitivas, sofrem com o problema de “ter muitos projetos para poucos recursos” ou o de “não ter o recurso certo no momento necessário”.  Na era atual, onde a rápida adaptação e inovação são fatores chaves para a sobrevivência, esses problemas se destacam ainda mais.

Tal cenário evidencia uma necessidade inegável: as práticas de gestão de projeto e, em específico, as de gestão de recursos precisam também evoluir e se tornarem mais otimizadas para sustentar a agilidade que o ciclo de desenvolvimento vem ganhando nos últimos tempos. A solução aqui não é muito diferente da solução para a implantação de práticas de DevOps – é necessário inovar e investir em ferramentas que otimizem as capacidades de gestão, dando aos gerentes de projetos maior visibilidade sobre a atuação dos recursos e permitindo um planejamento mais dinâmico e eficiente.

Felizmente essa também é a percepção de diversas organizações que se propuseram a oferecer soluções para suportar e otimizar a gestão de projetos. Tendo a transformação DevOps como um dos seus carros chefes, a OneForce conta com uma parceria com a Planview, e traz ao mercado brasileiro o Planview Enterprise®, a ferramenta “líder” de acordo com o Gartner Magic Quadrant de 2015 para IT Project and Portfolio Management Software Applications. O Gartner Magic Quadrant é hoje uma das mais relevantes referencias da indústria para comparação entre as diversas soluções existentes no mercado.

Contando com um módulo especifico de gestão e planejamento de recursos, o Planview Enterprise foi escolhido pela OneForce por apresentar todas as capacidades necessárias para elevar a gestão de projetos em patamares de eficiência, confiabilidade e transparência suficientes para acompanhar e suportar a inovação tecnológica atual. Dê uma olhada no vídeo abaixo e entenda mais sobre essa poderosa solução.

Deseja saber mais sobre o Planview Enterprise? Entre em contato com a OneForce e marque uma visita de um de nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *