5 problemas no processo de desenvolvimento de um software que podem ser resolvidos com DevOps

5 problemas no processo de desenvolvimento de um software que podem ser resolvidos com DevOps

O processo de desenvolvimento de software deve ser pautado na excelência. Um dos principais motivos para um projeto de TI ser cancelado é a quantidade de erros cometidos durante as etapas de criação de um novo produto. Justamente por isso, gestores sempre devem utilizar técnicas para evitar qualquer tipo de problema que leve ao não cumprimento das metas estabelecidas com os profissionais envolvidos no projeto. Utilizando filosofias práticas como as apresentadas em DevOps, por exemplo, você conseguirá integrar melhor os seus times e diminuir o número de erros drasticamente.

Os principais erros cometidos no processo de desenvolvimento de software

1. Não entregar o que foi prometido

A criação de produtos trabalha com expectativas. Quando se trata da criação de softwares, a sensação de que um novo sistema não está funcionando dentro do prometido é recorrente. Para evitar esse tipo de situação, o gestor deve estabelecer meios de contato claro com todas as pessoas envolvidas no projeto.

Reuniões, trocas de e-mail e um planejamento claro devem ser estabelecidos. O feedback e a troca de informações devem ser rápidos e precisos. Já a designação de tarefas deve ser feita para as pessoas capacitadas para executar as tarefas solicitadas com excelência.

2. Trabalho desnecessário

Uma das vantagens de um projeto bem estruturado é a não criação de redundâncias ou funções que não serão utilizadas. Uma boa comunicação deve trabalhar para evitar que atividades que não serão úteis para o programa final, sejam criadas. Dessa forma, o time de desenvolvimento poderá focar nas funcionalidades prioritárias do software.

3. Cronogramas muito apertados

Entenda os limites da sua equipe. Por mais que gestores tentem entregar os seus projetos no menor tempo possível, o uso de prazos muito curtos acaba aumentando o número de erros e o estresse de todos envolvidos na criação do software.

Um prazo adequado diminui a pressão sobre os profissionais e, como consequência, aumenta a qualidade e a produtividade dos engenheiros de software. Além disso, atividades secundárias e testes podem ser realizados com mais tempo, permitindo uma otimização mais profunda do sistema.

4. Baixa integração entre profissionais

A falta de integração entre os times pode ser perigosa para o sucesso de um projeto. Nesse sentido, métodos de trabalho como o DevOps podem ser utilizados para tornar equipes mais integradas.

Elas poderão compartilhar mais facilmente informações, solucionar dúvidas e sugerir mudanças mais facilmente. Como consequência, isso ajudará a transformar o processo de desenvolvimento, testes e distribuição de software em um fluxo contínuo de tarefas.

5. Utilizar um baixo número de profissionais

Em tempos de crise econômica, muitas empresas buscam diminuir o número de envolvidos em seus projetos de desenvolvimento. Entretanto, o corte de profissionais em excesso, terá um efeito semelhante ao causado por prazos excessivamente curtos.

Sempre projete o tamanho da sua equipe de trabalho de acordo com a capacidade de cada pessoa e o número de tarefas a serem executadas. Assim, erros e sobrecarga serão evitados mais facilmente.

O DevOps e o desenvolvimento da sua empresa

As mudanças na tecnologia que ocorreram nos últimos anos estão modificando todas as estratégias operacionais das empresas de tecnologia. Novos fluxos de trabalho, como o DevOps, estão sendo criados para responder às expectativas de um mundo mais conectado e rápido.

O DevOps propõe integrar times operacionais e de desenvolvimento. Isso aumenta a comunicação entre profissionais, reduz o retrabalho e o número de erros. Ao dividir tarefas com mais precisão, o DevOps utiliza o melhor da metodologia Agile para otimizar os serviços de empresas de desenvolvimento.

O trabalho do DevOps na integração dos times de desenvolvimento de software

Os smartphones, tablets e a internet mobile aumentaram a velocidade do fluxo de informações em toda a sociedade. Naturalmente, os métodos de desenvolvimento também foram afetados, o que levou gestores de TI a buscarem formas mais práticas de criarem novos produtos.

Nesse cenário, o DevOps surge como uma política de trabalho capaz de integrar times, diminuir a quantidade de erros e melhorar a qualidade geral do trabalho de todos os profissionais. Assim, empresas de desenvolvimento de software podem criar produtos capazes de atender melhor às necessidades de seus usuários mais facilmente.

E você, o que faz para melhorar os seus processos de desenvolvimento de softwares dentro da sua empresa? Compartilhe sua experiência e dúvidas nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *