5 exemplos de ferramentas importantes para DevOps

5 exemplos de ferramentas importantes para DevOps

O DevOps está ganhando um grande espaço no ambiente de desenvolvimento de várias empresas ao fornecer a possibilidade de companhias levarem os princípios da metodologia Agile para vários processos.

Os impactos também são direcionados para o custo de produção e estabilidade dos produtos criados pela empresa. Nesse sentidos, os ganhos são reais: serviços de maior qualidade, a criação de um fluxo contínuo de entrega de versões e redução dos custos operacionais tornam a empresa mais competitiva e melhoram as suas receitas.

Para tornar a migração para o DevOps uma medida de sucesso, a empresa pode empregar uma série de ferramentas alinhadas a filosofia DevOps. Se você quer conhecer as cinco mais populares, leia o nosso texto de hoje!

1. Controle de versão

O controle de versões é fundamental para empresas que trabalham com métodos de entrega de softwares ágeis. A implementação de um sistema de controle afetará a criação de documentações, a forma como novas funcionalidades são distribuídas e até a numeração de novas builds. Entretanto, a empresa ampliará a estabilidade e a confiabilidade dos softwares fornecidos por ela.

Conforme o projeto de criação de um sistema é executado, os times muitas vezes enfrentam a necessidade de produzirem e gerenciarem múltiplas versões de um mesmo código. Para que o processo de busca por bugs tenha sucesso, é vital que os desenvolvedores sejam capazes de identificar em qual versão um determinado problema ocorre. Dessa forma, será mais fácil a distribuição de correções e novas funções.

2. Software configuration management

Também conhecido como SCM, esse processo envolve o rastreamento e o total controle da forma como as mudanças nos sistemas de uma empresa são realizadas. Parte dessa prática envolve o controle de versões, citado anteriormente. Além disso, também são executadas rotinas de controle de configurações, builds, adição de código e gerenciamento de ambientes.

Como consequência, se alguma mudança não surtir o efeito desejado, os gestores poderão identificar melhor o que causou o problema e quem foi o responsável pela alteração. Da mesma forma, será fácil determinar e distribuir soluções.

3. Automação do código para deployments

Automatizar o processo de deploy dos códigos traz grandes vantagens operacionais para empresa. A operação passa a ser menos suscetível a erros, uma vez que pode ser executada com menor intervenção manual. Além disso, engenheiros de software podem focar na produção de código, tornando fluxos de trabalho mais produtivos e ágeis.

Vale destacar, também, que a velocidade de distribuição de novas versões é maior. Assim, empresas podem se adequar melhor às mudanças do mercado e manterem-se competitivas.

4. Monitoramento

O monitoramento é uma das formas mais eficientes de garantir que todos os processo de uma empresa funcionam corretamente. Seja por meio de ferramentas automatizadas ou verificações manuais, rastrear a forma como rotinas diversas são executas auxilia gestores a otimizarem o método como os profissionais trabalham e, como consequência, os serviços da empresa.

5. Ticketing systems

A utilização de um ticketing system dentro da empresa auxilia na melhoria de todas as ferramentas que são desenvolvidas e mantidas dentro da corporação. Ele servirá como um catálogo para os erros, vulnerabilidades e demais funções que necessitam de melhorias. Dessa forma, será mais fácil direcionar as futuras evoluções do software e o trabalho do time de suporte e profissionais responsáveis pela criação de patches de correção de bugs.

O DevOps ganhou espaço na industria de desenvolvimento como uma forma de tornar a criação de software mais ágil e menos suscetível a erros. Aperfeiçoando a comunicação entre os profissionais envolvidos nos projetos da empresa e incorporando parte da filosofia Agile para outras partes das rotinas operacionais, é possível criar um fluxo contínuo de trabalho, mais eficiente e confiável.

E você, o que acha do DevOps? Compartilhe a sua opinião conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *