Gestão da qualidade com o RQM: mais agilidade, menos risco.

Gestão da qualidade com o RQM: mais agilidade, menos risco.

Tradicionalmente, os testes têm sido uma etapa executada próximo ao final do ciclo de vida do desenvolvimento de um novo software. Mas os testes estão focados na descoberta de defeitos e quanto maior a demora para descobrir esses defeitos no ciclo de desenvolvimento, mais cara fica a conta. Um estudo da IBM Global Business Services constatou que custa de 7 a 14 vezes mais corrigir um defeito na aceitação do usuário do que durante o teste unitário.

Para diminuir custos e ganhar agilidade, o melhor a fazer é gerenciar a qualidade durante todo o processo de criação do novo software, do início ao fim. Por gerenciar a qualidade entenda-se a definição de requisitos, a promoção de testes a partir desses requisitos e até mesmo a eliminação de duplicatas.

O software Rational Quality Manager da IBM oferece um hub colaborativo de gerenciamento de testes e qualidade, customizável e com base na web, dedicado ao ciclo de vida do gerenciamento de qualidade. Independentemente de estarem do outro lado do corredor ou do outro lado do planeta, os profissionais de qualidade e outros membros da equipe podem usar o software RQM da IBM para colaborar no projeto de desenvolvimento. E isso vale para praticamente todos os aspectos da maturação de qualidade, tais como planejamento e gerenciamento de testes, testes baseados em riscos e o gerenciamento de defeitos, incluindo detecção de defeitos duplicados.

O  IBM RQM é escalável e suporta as práticas de desenvolvimento e operações DevOps, para automatização e padronização de processos. Uma das práticas DevOps pode utilizar o RQM como ferramenta e já foi assunto em nosso blog em posts anteriores: é o Shift Left Test que busca antecipar as etapas de qualidade do processo de desenvolvimento.

Na OneForce, somos especialistas em DevOps e nas soluções IBM. Temos uma equipe certificada que pode ajudá-lo com soluções ágeis. Saiba mais sobre DevOps aqui ou fale conosco. Juntos somos melhores.

  • +55 (31) 2551-353  ou clique aqui para mais Contatos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *