Gerenciamento de projetos na era do DevOps

Gerenciamento de projetos na era do DevOps

Não são raros os projetos de TI que acabam sendo cancelados por problemas durante a execução. Para que isso não ocorra, uma série de técnicas e rotinas podem ser incorporadas ao dia a dia de um projeto. Entre elas, destaca-se o DevOps, responsável por uma grande mudança na forma como empresas do mundo inteiro gerenciam os seus projetos.

A execução de projetos com times mais integrados promove ganho na velocidade de entrega de produtos e a redução do número de erros. No longo prazo, a empresa torna-se mais competitiva por ter serviços mais eficazes e flexíveis. Quer saber mais? Então leia o nosso texto de hoje!

Uma nova forma de lidar com o desenvolvimento de software

O DevOps tornou-se uma peça chave do trabalho de gestores de TI do mundo inteiro, que integram times para tornar as suas operações mais eficientes. Projetos passam a ter uma nova cara, com um fluxo contínuo e inteligente de entrega de metas.

Unindo equipes de desenvolvimento e operações, o DevOps leva as metodologias de desenvolvimento ágil a um novo nível. A mudança na cultura interna da empresa irá impactar a velocidade com que os seus profissionais entregam produtos, a qualidade dos serviços, o nível de controle operacional e o custo de execução de diversas tarefas. Assim, a empresa pode manter-se competitiva, garantir o aumento da agilidade de seus processos internos e conseguir altas margens de lucro.

Como o DevOps pode impactar o gerenciamento de projetos

O gerenciamento de projetos de TI é uma das atividades mais desafiadoras para analistas da área. Além de lidar com um grande número de profissionais, os especialistas de TI precisam rastrear a aderência a metas, avaliar a capacidade do time de entregar produtos em dia e alinhar expectativas.

Com o DevOps, tais processos podem ser agilizados, uma vez que times trabalham lado a lado para responder solicitações, métricas e requisitos definidos nas etapas iniciais de um projeto. Isso requer um comprometimento de todas as pessoas envolvidas no fluxo interno de trabalho da empresa. Líderes precisam alinhar procedimentos, enquanto técnicos devem compreender o seu papel dentro de cada atividade de tal forma que, juntos, todos possam alinhar as suas rotinas com os objetivos comerciais da empresa.

Integração que gera resultados

A adoção do DevOps, no longo prazo, é vital para a manutenção de um alto padrão de qualidade da empresa. A companhia ganha mais controle sobre os seus processos, além de ter rotinas mais seguras e confiáveis. Além disso, o custo operacional diminui, o que torna os serviços mais competitivos.

Com o DevOps, a empresa pode alinhar os seus objetivos comerciais com os de seus profissionais mais facilmente. A gestão de projetos torna-se mais flexível e capaz de adaptar-se às mudanças com mais rapidez, uma vez que profissionais estarão mais integrados e prontos para modificarem partes de um produto. A finalização de cada etapa será mais rápida e, caso algo de errado aconteça, será fácil identificar a origem e a melhor forma de solucionar o problema.

Se as metodologias ágeis tornaram o desenvolvimento de softwares mais rápido, o DevOps permite que toda a empresa torne-se mais produtiva. Integrando times, a gestão de projetos de TI cria produtos com maior valor agregado e capazes de atender às necessidades dos clientes com mais facilidade.

Você já trabalhou com o DevOps? Conta pra gente como foi a experiência! Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *