Veja 4 resistências ao DevOps em operações na empresa

Veja 4 resistências ao DevOps em operações na empresa

Muitas companhias buscam no DevOps uma alternativa para os seus problemas de gestão de projetos. No entanto, apesar dessa metodologia ser vista como uma mudança de paradigmas em toda a cadeia operacional de uma empresa de desenvolvimento, não é raro a migração enfrentar resistências ao DevOps entre desenvolvedores e outros profissionais.

Os motivos são variados. Alguns developers podem acreditar que as ferramentas utilizadas não são boas o bastante. Já, em outros casos, alguns profissionais não conseguem identificar como a incorporação das metodologias de desenvolvimento ágil no fluxo de trabalho pode otimizar os processos de trabalho da companhia.

Juntas, essas desconfianças podem prejudicar a capacidade da empresa migrar para o DevOps com sucesso. Se esse é o seu caso, conheça, a seguir, as principais resistências ao DevOps e saiba como contorná-las!

1. Receio que a centralização de rotinas não seja gerenciada com qualidade

Em algumas empresas, a migração para o DevOps é feita com o auxílio de um time de pessoas que trabalha para manter o processo mais amigável e rápido. Em vários casos, esse tipo de abordagem acaba gerando problemas que impedem a manutenção de um fluxo contínuo de tarefas. Como consequência, outras equipes podem ter medo de adotar o DevOps e dificuldades para enxergar as suas vantagens.

Nesse sentido, é importante que a empresa deve atuar para que os times que recebem o DevOps inicialmente criem ambientes de compartilhamento de processos, ferramentas e informações. Assim, é possível garantir que todos os profissionais trabalhem de forma integrada e sem gargalos nos seus processos diários.

2. Dúvida sobre a melhoria das políticas de compliance

As políticas de compliance são indispensáveis para garantir a viabilidade de negócios diversos. Em um ambiente com a cultura DevOps má implementada, a forma como a entrega de novas versões e a criação de correções de bugs é feita pode acabar prejudicando toda a cadeia operacional. No longo prazo, o número de erros e o tempo necessário para a entrega de metas pode aumentar consideravelmente.

Para que isso não se torne um problema, a empresa deve garantir que todas as pontas de sua cadeia de operações conheça as regras do negócio. O alinhamento de conhecimentos torna processos mais eficazes. Assim, será fácil identificar a origem de mudanças, pontos que necessitam de melhorias e rotinas que devem ser replicadas.

3. Medo de perder o controle sobre projetos

Perder o controle dos processos de entrega de software pode ser algo simples. Em ambientes ágeis, onde isso é uma atividade feita com uma grande frequência, muitos desenvolvedores temem que as suas alterações acabem sendo perdidas entre patches e updates.

A melhor forma de evitar que isso atrapalhe os processos de DevOps é criando formas mais eficazes de redistribuição de trabalho. Gestores devem criar um ambiente integrado, em que developers submetem as suas mudanças com facilidade e conseguem entregar as suas tarefas facilmente. Isso poderá ser feito com o uso de ferramentas automatizadas e de gerenciamento de times que, juntas, tornam o desenvolvimento de um projeto mais ágil.

4. Receio de que métodos mais ágeis possam prejudicar a qualidade dos produtos

Quando se trata de tecnologia, é indispensável que empresas se adaptem às mudanças rapidamente. Isso não só garante que todas as operações utilizem ferramentas de ponta, mas também que a companhia possa continuar inovando e se mantendo com alto grau de competitividade.

Entretanto, quando falamos de DevOps, muitos profissionais evitam processos mais rápidos por temerem uma queda na qualidade dos softwares da empresa. Nesse sentido, gestores podem adotar novas formas de controle operacional, redistribuir tarefas e manter processos mais disciplinados. Assim, será possível manter a qualidade dos sistemas criados pela companhia e ampliar a velocidade de entrega de novos produtos.

Agora é a sua vez: quais foram os problemas enfrentados na adoção do DevOps na sua empresa? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *