Desenvolver softwares mais rápido sem perder qualidade? Saiba como.

Desenvolver softwares mais rápido sem perder qualidade? Saiba como.

Flat vector illustration of web and application optimization, programming, design and analytics - vector illustration

Ao desenvolver softwares, quem nunca se deparou com falhas no cumprimento de métricas, má qualidade do produto final ou dificuldade de finalizar etapas dentro do prazo definido? Para eliminar problemas como esses, os gestores de TI têm recorrido, cada vez mais, a práticas que permitam criar fluxos ágeis e integrados de entrega de softwares e que ainda tornem seus processos seguros. Entre elas, está o DevOps,

Leia o texto abaixo e veja como o DevOps tornou o processo de desenvolvimento de softwares mais eficaz e rápido!

O que é DevOps?

DevOps é uma política operacional que busca aproximar profissionais de desenvolvimento e operações para tornar a criação de sistemas mais integrada e eficiente. Por meio das metodologias de desenvolvimento ágil, gestores podem criar processos que eliminam tarefas repetitivas e colocam analistas e engenheiros de software lado a lado. Assim, a empresa cria um fluxo contínuo de entrega de sistemas, distribuindo as suas atualizações com mais agilidade e segurança.

Como o DevOps pode ser adotado?

A adoção do DevOps exige um longo processo de planejamento. Ao migrar para essas rotinas, a empresa irá criar uma nova cultura operacional, mais flexível e com maior capacidade de mudança. Entre as principais medidas a serem tomadas durante a adoção do DevOps, podemos destacar:

  • Escolher as ferramentas de automação e testes corretas
  • Começar com projetos pequenos para diminuir o impacto de erros
  • Criar mecanismos de feedback
  • Definir indicadores para avaliação do impacto dos novos processos na empresa
  • Realizar treinamentos para alinhar boas práticas
  • Documentar as mudanças continuamente

A adoção do DevOps pode impor uma série de desafios à empresa. Funcionários podem ter dificuldades ou apresentar resistência para a adoção dos novos processos. Já líderes empresariais podem não identificar rapidamente as vantagens desse tipo de rotina operacional.

Gestores de TI devem criar canais de comunicação contínua com todos os envolvidos com o processo de criação de softwares. Dessa forma, o alinhamento de informações sobre o DevOps, as suas vantagens e método de funcionamento serão mais amplos. Consequentemente, a implementação do DevOps será mais rápida e terá um impacto menor dentro dos processos internos do negócio.

Criando software de qualidade com agilidade e eficiência

A busca por uma cultura de inovação passou a fazer parte da rotina de várias empresas nos últimos anos. Hoje, gestores de TI são pressionados para criar ambientes com alta integração, que agilizem as rotinas operacionais de um empreendimento e tornem a capacidade de resposta às mudanças do mercado maior. Nesse cenário, o DevOps se destaca por utilizar as melhores características das metodologias ágeis para permitir o desenvolvimento de um fluxo de entrega contínua de serviços.

O DevOps já se estabeleceu como a principal política operacional de várias empresas de desenvolvimento. Ele tornou cadeias de criação de softwares mais eficazes, com menores índices de erros e mais flexíveis. Assim, a empresa pode manter-se competitiva e com receitas em crescimento contínuo.

Quer conhecer mais formas de tornar as suas rotinas de TI mais eficientes? Então assine a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *