Qual a maturidade da sua empresa em DevOps?

Qual a maturidade da sua empresa em DevOps?

Se sua empresa busca cada vez mais agilidade na entrega de softwares de alta qualidade, certamente já se deparou com a solução de DevOps. Usando princípios agile e lean, as práticas de DevOps visam sanar quatro problemas ainda muito frequentes entre os projetos:

  • Gargalo na operação – o time de produção não consegue acompanhar a velocidade de entrega da equipe de desenvolvimento
  • Complexidade do ambiente – o número de variáveis para garantir o funcionamento de uma aplicação é cada vez maior
  • Visibilidade do projeto – pouco conhecimento em relação às etapas, ações e melhorias realizadas e o que realmente está sendo entregue
  • Dependência de processos manuais – sem automatização e com recorrente possibilidade de erro humano

 

Como esses problemas são eliminados?

O modelo de DevOps pressupõe a adoção progressiva de práticas, ferramentas e serviços ao longo do ciclo de vida de desenvolvimento do software que compreende quatro caminhos: steer, desenvolvimento/teste, deploy e operação.

Em cada uma deles, um conjunto de soluções específicas ajuda a transformar processos lentos e burocráticos – que, normalmente, levam a perda de tempo e de recursos, além de retrabalho – em processos ágeis, contínuos, colaborativos e com custos e riscos reduzidos.

As ferramentas e serviços utilizados atuam de diversas maneiras distintas, mas têm como foco principal automatizar tarefas antes manuais, melhorar a gestão de entrega, fomentar a colaboração entre as equipes e antecipar o feedback dos clientes.

 

Por onde começar?

Antes de falarmos de cada uma das soluções que integram as práticas de DevOps (tema de posts que serão divulgados aqui em breve), queremos que você conheça o cenário atual da sua empresa em cada uma das fases do ciclo de vida de desenvolvimento do software.

Essa etapa de diagnóstico é fundamental para saber de onde é preciso partir para a adoção das melhores práticas e conquista dos resultados esperados. Foi pensando nisso que a OneForce criou o DevOps Tracking, um questionário completo para avaliação da maturidade dos negócios em steer, desenvolvimento/teste, deploy e operação.

“Por meio das perguntas elaboradas especificamente para cada caminho de adoção do DevOps, podemos apontar os pontos fortes e fracos dos clientes e apresentar as soluções que mais se enquadram à realidade de cada um”, afirma o CEO do CAMSS Group, Hugo Azevedo.

Ao iniciar o questionário, é possível escolher uma das quatro categorias a ser diagnosticada ou todas elas. Lembrando que, para cada uma, leva-se cerca de 10 minutos para responder a todas as questões. Ao final, os participantes recebem uma prévia do resultado. Para que seja feita uma análise aprofundada e traçado um diagnóstico completo, as respostas são avaliadas por um dos especialistas da OneForce que, posteriormente, irá apresentar o resultado completo.

Ficou curioso para saber a maturidade da sua empresa em DevOps? Responda agora ao questionário e aguarde nosso contato.

Quero saber a maturidade da minha empresa em DevOps

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *