Por que investir em aplicativos móveis de alta qualidade?

Por que investir em aplicativos móveis de alta qualidade?

Ter um bom aplicativo pode ser suficiente para empresas que querem apenas marcar presença no mercado de apps que, como já mostramos neste post, é altamente promissor. Mas se o objetivo do seu negócio é colher todos os frutos provenientes do que os usuários consideram “ótimos” aplicativos móveis, é hora de repensar a sua estratégia.

Pesquisa realizada pela Forrester Consulting a pedido da IBM, traçou as 4 principais características dos aplicativos que carregam o selo de “ótimo” na avaliação de mil consumidores entrevistados no final de 2015 nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Índia. As exigências parecem bem simples:

  1. Não cai/ congela ou mostra erros (55%)
  2. Não consome muita bateria ou memória (50%)
  3. Economiza tempo (45%)
  4. Oferece acesso rápido aos recursos mais utilizados (39%)

Disse “parecem simples” porque seria difícil encontrar aplicativos móveis que não fossem capazes de atender à maior parte desses requisitos. Mais do que fatores técnicos, porém, o pulo do gato dos aplicativos mais queridos pelos usuários está nas experiências que proporcionam. Ao serem questionados sobre o principal motivo que os levava a gostar mais de um app que de outro, os entrevistados deram respostas como: facilidade de uso, diversão e contexto criado de acordo com o momento.

Resumindo, para ir de bom para ótimo, os aplicativos móveis precisam:

  • Estar disponível, ter eficiência energética e alta velocidade
  • Ser fácil de acessar e utilizar a qualquer momento e em qualquer lugar
  • Dar ao usuário o controle da interatividade
  • Promover experiências contextuais relevantes

“E para criar esses momentos únicos, os apps precisa proporcionar insights ao negócio capazes de antecipar as necessidades do cliente. Isso só é possível a partir do uso de ferramentas que capturem o feedback dos usuários e criem análises de comportamento, alimentando o ciclo de melhorias”, detalha o CEO do CAMSS Group, Hugo Azevedo. Somente por meio de análises preditivas é possível garantir interações cada vez mais surpreendentes e engajadoras.

O que a minha empresa ganha com um ótimo aplicativo?

O estudo realizado pela Forrester pontuou quatro ganhos relevantes para os negócios que investem em aplicativos que atendam ao padrão de qualidade esperado pelos usuários. Vamos a eles:

Geração de receitas

À medida em que os consumidores ganham segurança nas operações realizadas por meio dos aplicativos móveis, esse canal de vendas aumenta seu alcance. Há ainda conveniências como cupons digitais que aumentam a atratividade das operações mobile.

Influencia as vendas em outros canais

Os aplicativos podem ser a primeira etapa de compra, já que cada vez mais pessoas têm utilizado os dispositivos móveis para pesquisar produtos que vão comprar mais tarde. Os celulares são utilizados, por exemplo, para comparar preços, verificar ranqueamento e avaliações de outros usuários e acessar QR codes para adquirir mais informações dentro das lojas físicas. Segundo o levantamento, cada dólar gasto online é responsável por outros US$ 5 na loja.

Reduz custos

Além de agilizar determinados serviços como, por exemplo, o de reservas (que antes seriam realizadas por telefone) e tratamento de reclamações e dúvidas dos clientes, os aplicativos podem, ainda, aumentar a produtividade dessas atividades.

Aumentar o envolvimento e lealdade dos clientes ao proporcionar melhores experiências

Clientes mais engajados se tornam cada vez mais valiosos não apenas porque gastam cada vez mais, mas também porque indicam o produto ou serviço para os amigos. Os aplicativos que proporcionam as melhores experiências garantem valor ao usuário no momento em que abre o app pela primeira vez. A prioridade está em funcionalidades relevantes e performance confiável ao longo de toda a experiência.

Quer saber como criar um aplicativo de alta qualidade? Clique aqui e conheça o IBM Bluemix.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *