Como alcançar a mobilidade empresarial?

Como alcançar a mobilidade empresarial?

Mais de 250 milhões de celulares estão nas mãos de cerca de 210 milhões de brasileiros. Se essa estatística ainda não fez a sua organização atentar para a importância da mobilidade empresarial e da presença em múltiplas plataformas, vamos dar a você alguns outros bons motivos para não negligenciar essa tendência de mercado que pode ser crucial para a sobrevivência dos negócios.

No whitepaper “Construindo a empresa móvel: integrada, segura e produtiva”, desenvolvido pela IBM, principal parceira de negócios da OneForce, um time de especialistas pontua os benefícios de se ter uma empresa móvel e, principalmente, os fatores que devem ser considerados para alcançar o sucesso.

“Para ter mobilidade empresarial não basta criar um aplicativo e disponibilizá-lo para download. Como o documento da IBM explica, a transformação é muito mais profunda e envolve diversos processos da empresa que afetam empregados, clientes, fornecedores e demais parceiros. Precisa ser uma mudança integrada e alinhada com a realidade da empresa, seus objetivos, missão e visão e presente em todas as camadas da TI”, destaca o CEO do CAMSS Group, Hugo Azevedo.

Organizações que, mais do que aplicativos, oferecem serviços, disponibilizam dados, ferramentas de trabalho e colaboração e soluções de gestão em diversos dispositivos, estão mais aptas a colher benefícios como aumento das vendas, aumento da produtividade dos empregados, ampliação das ofertas de mercado e melhora da experiência dos clientes com a marca.

Para alcançar esses resultados, selecionamos 5 dos 8 fatores citados no whitepaper como essenciais para que a mobilidade empresarial se torne realidade.

Leia o whitepaper na íntegra

Transforme a mobilidade da sua empresa:

1 – Desenvolvimento estratégico detalhado

Embora possa soar como óbvio dizer que uma organização precisa de uma estratégia global para orientar os seus esforços de mobilidade, a falta de tal estratégia – ou a falta de profundidade e amplitude da estratégia – tem provado ser a causa de falha ou expectativas não atendidas nos esforços de mobilidade de algumas organizações. A estratégia de mobilidade precisa incluir tudo, desde o business case até a prova de conceito da integração entre cada uma das iniciativas de mobilidade.

2 – Segurança e gerenciamento de certificado

Um plano de mobilidade eficaz, especialmente para uma empresa móvel, inclui processos e ferramentas de proteção de dados, aplicativos, dispositivo e ponto de acesso. Controle de terminal robusto e conexão única são a chave para alcançar as proteções de segurança ideais. A natureza integrada da empresa móvel ajuda a eliminar os potenciais riscos inerentes em soluções de segurança parciais ou ad hoc.

3 – Infraestrutura de rede, acesso e controle

O controle de acesso à rede é essencial para a empresa móvel, proporcionando um gerenciamento de políticas e a capacidade de controlar quais dispositivos podem acessar a rede e quais usuários podem acessar quais aplicativos. A integração com o Mobile Device Management (MDM) simplifica o acesso e ajuda a garantir a segurança de grande alcance.

4 – Aplicativos e fornecimento

Mais uma vez, os aplicativos e provisionamentos precisam ser conectados ao MDM, a fim de fornecer conexão única e integração com autoridades de certificação. Os painéis de controle podem fornecer acesso rápido e fácil a aplicativos e seus dados. Não deixe de considerar os benefícios comerciais dos recursos baseados em aplicativos da empresa móvel, como comunicações “push” com o cliente em tempo hábil, que são de localização confidencial.

5 – Integração de backend

Transações e dados provenientes de interações móveis irão conduzir o processamento de pedidos e outras cargas de trabalho, como análise. Além de construir as conexões necessárias para aplicativos e processos back-office, os novos requisitos de armazenamento precisam ser avaliados. Se a sua organização tem uma estratégia de Big Data, ou está planejando uma, a integração de dados móveis para a estratégia é essencial.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como a mobilidade pode beneficiar a sua empresa? Entre em contato conosco. Nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *