CAMSS Group participa da 25ª edição da Mercopar, no Rio Grande do Sul

CAMSS Group participa da 25ª edição da Mercopar, no Rio Grande do Sul

Cerca de 300 expositores e 15 mil visitantes participaram da 25ª edição da Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, realizada entre os dias 4 e 7 de outubro, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O arquiteto de soluções da OneForce, Cristiano Merljak, representou o CAMSS Group durante algumas rodadas de negócio realizadas entre empresas e fornecedores de serviços.

“Fomos convidados pela IBM para participar do evento e apresentar aos empresários soluções que pudessem tornar suas operações mais competitivas e fomentar iniciativas inovadoras na região”, explica Cristiano. Em um dia de conversas, o arquiteto de soluções conta que foram identificadas boas oportunidades para atuação na área de Internet das Coisas, serviço oferecido dentro do grupo pela Iotrix.

“Nas mesas de negociação eram apresentados os problemas e nós sugeríamos a solução, inclusive detalhando alguns casos de sucesso. O que ficou muito claro é que as empresas têm uma parte forte de mecatrônica, mas precisam de um suporte para sensores”, explica Cristiano, que ainda acrescenta: “A expectativa é que essas iniciativas de IoT impulsionem o desenvolvimento de aplicativos cognitivos e inovadores, trabalho feito dentro do CAMSS pela OneForce”.

Palmilha inteligente

Entre as oportunidades de negócio identificadas durante a Mercopar está a produção de uma palmilha para pessoas com diabetes. “Normalmente esses pacientes costumam reter água nos pés o que pode, inclusive, comprometer a angulação da pisada. A palmilha coletaria informações sobre essa angulação e enviaria relatórios diretamente para o médico que acompanharia remotamente e em tempo real as condições dessa pessoa”, detalha Cristiano.

Demandas de big data e sensores para monitoramento de carga, produção e qualidade de produtos também surgiram. “Como a feira era muito direcionada para negócios industriais, principalmente voltados para maquinário, havia um terreno muito fértil para soluções de IoT capazes de melhor processos e reduzir custos”, reconhece Cristiano.

A expectativa dos organizadores é que tenham sido realizadas cerca de 1,4 mil rodadas de negócios ao longo dos quatro dias de evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *